top of page

diy luminária do homem de ferro com tubo de pvc

Faça você mesmo uma linda luminária com tubo de PVC com o tema do Homem de Ferro



Luminária feita de PVC com o tema do Homem de Ferro
DIY Luminária Homem de Ferro (PVC)
Lista de materiais

30cm de tubo PVC 100mm

2 caps 100mm

Cabo paralelo para lâmpada

Lâmpada LED E27

Soquete E27

Plug Macho de tomada

Primer

Tinta Vermelha

Tinta Dourada

EVA Glitter Dourado

Papel Manteiga

Cola EVA


Ferramentas

Lâmina De Serra Bi-metal

Lixa Fina

Colas (EVA/Silicone)

Ferro de solda ou Furadeira

Caneta



Download Moldes

Faça o download dos moldes no arquivo PDF abaixo:


Moldes
.pdf
Download PDF • 1.46MB

Neste arquivo você vai encontrar moldes do Homem de Ferro, Sonic, Naruto, Pokemon, Batman, Chapolin e Capitão América.


Vídeo Passo a Passo

Veja abaixo o vídeo com o passo a passo pra você fazer a sua luminária temática!

O tubo de PVC que vamos usar é o de 100 milímetros, ele inteiro tem 6 metros, mas em muitas lojas de materiais de construção você consegue comprar por metro, afinal só vamos precisar de 30 centímetros pra fazer a nossa luminária! Para cortar o tubo, usei uma serrinha de cortar metal, é muito eficiente! Depois de cortar, com uma lixa fina, lixe toda a peça pra remover sujeira ou alguma imperfeição do tubo.

Agora vamos para o molde, no arquivo acima você vai encontrar vários outros moldes pra imprimir, mas se você não tiver impressora, coloque um papel na tela do seu computador e com um lápis ou lapiseira com muito cuidado copie o desenho da tela. Mas verifique se o tamanho está correto


. Depois use seu molde pra cortar o EVA.

Como o capacete do homem de ferro é dourado e vermelho, usei um EVA Glitter dourado, já que o tubo vai ser vermelho. Depois de recortada as peças, coloque as partes de EVA no tubo pra poder marcar a região dos olhos, você pode usar uma cola temporária ou fita adesiva pra segurar o molde, depois de marcado, temos que remover a parte dos olhos, usei um ferro de solda, mas poderia ser com furadeira, prego quente, mas atenção, isso deve ser feito por um adulto! Depois de remover o pedacinho dos olhos, lixe pra que tenha um acabamento mais bonito! Agora vamos preparar a peça pra pintura, primeiro é preciso passar um primer, pra que a tinta tenha maior resistência!

Pra fazer a base e a tampa, vamos usar caps para tubos de 100 milímetros, e antes de passar o primer na base, verifique a instalação do soquete sem esquecer de fazer um furinho pra passar a fiação!

Vamos para a pintura, o tubo será vermelho e os caps serão dourados.

Vamos colocar um pedaço de papel manteiga na região dos olhos na parte interna do tubo, eu usei cola de silicone liquida, faça o mesmo na parte do "reator arc". O papel manteiga vai deixar a luz passar e vais esconder a lâmpada e ele suporta altas temperaturas, porem, pra essa luminária, só pode ser usada a lâmpada de LED, justamente pra não esquentar.

Agora vamos colar os


moldes de EVA na posição certinha, usei cola pra EVA. Em baixo do cap da base, colei um EVA pra ajudar na aderência pra quando estiver sobre algum móvel não escorregar. Nesse mesmo cap a gente faz a instalação do soquete com a fiação, é interessante você usar uma fiação preta

Depois de tudo instalado, coloque a lâmpada de LED pra se certificar que está tudo funcionando, e aí é só encaixar as peças! Está pronto!


Se você fizer e postar nas redes, me marca @rafaelzagobr pra eu ir lá e comentar no seu post!


Um abraço e tchau!!!


Rafael Zago.

1.481 visualizações
bottom of page