top of page

DIY Luminária COM toco de MADEIRA

Um simples toco de eucalipto que estava literalmente jogado, acabou virando uma luminária que ainda fica muito bem como item de decoração.


Rafael Zago sorrindo com a luminária feita por ele e um notebook Dell ao lado

Nesse DIY Luminária com toco de madeira de eucalipto você vai se inspirar a botar a mão na massa!

Se eu consigo, você consegue!


Oportunidade

Olha que legal, antes de começar a lixar, furar e tudo mais, eu projetei o que eu iria fazer, no meu novo notebook da DELL. E pra ter um DELL como esse tá muito mais fácil com o SALDÃO que tá rolando no site da DELL, com os melhores descontos, parcelamento em ate 12 vezes e frete grátis, clica nesse LINK e aproveite, ANO NOVO, DELL NOVO!

E aproveite muito o cupom RAFAZAGO e confira já o saldão.


Vamos aos materiais:

1 toco de eucalipto de 20cm (mas pode ser da madeira que quiser)

1 soquete E27

1 interruptor pera (tipo abajour)

1 plugue de tomada (macho)

2 metros de cabo PP 2 vias (usei o cristal, mas pode ser o preto também)

1 lâmpada de sua preferência (usei a LED filamento)

Utilizei óleo mineral, mas pode outro óleo ou mesmo algum tipo de verniz.

EVA (usei pra colocar na base)


As ferramentas que usei foram:

Lixadeira (Lixa 60, 100 e 220)

Furadeira

Brocas Forstner de 35mm e de 15mm

Broca 10mm

Chave philips


Começo com a preparação do toco, com uma lixa grossa (60) ha quem prefira deixar com a casca, dando um ar mais rústico, mas preferi totalmente lixada.


Em seguida os furos, primeiro com a broca forstner de 35mm, com a profundidade de 4cm (altura do soquete), dentro desse furo maior, com a broca forstner de 15mm furei até onde a broca alcançava, e por ultimo com a broca 10mm furei na lateral até que os furos se encontrassem.



O toco que achei, estava rachado, então fiz uma mistura de serragem e cola pra madeira e preenchi a rachadura depois de ter limpado o que dava, pra garantir que ficaria bem colado, passei cola no toco antes de preencher com a mistura, fui compactando bem pra preencher o máximo possível. Depois que secou, lixei muito bem pra que sumisse todos os resquícios de cola.



Pra proteger e realçar a cor da madeira, usei óleo mineral, em seguida usei um fio como guia pra puxar o cabo PP pelos furos, entrando pela lateral e saindo pelo furo maior. Instalei o soquete E27 e encaixei no furo, depois o interruptor e o plugue de tomada.



Em um pedaço de EVA, marquei e cortei um circulo, que colei na base com cola instantânea, pra que ao movimentar não arranhe o móvel em que estará em cima. e depois, só encaixei a lâmpada.



Olha só que legal que ficou! É possível que você faria diferente claro, mas meus conteúdos são principalmente pra inspirar você a também criar coisas com os mais variados materiais com as mais variadas finalidades!



Um abraço e tchau!

250 visualizações

Kommentare


bottom of page